terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A mais nova modalidade do Studio Fitness ONE: Personal Pilates


O Pilates é uma modalidade esportiva que tem conquistado cada vez mais adeptos. Seu sucesso é decorrente do treino diferenciado, que alia um exercício suave e eficaz, aumentando a flexibilidade e o fortalecimento da musculatura
O Pilates é um método de exercícios que trabalha ao mesmo tempo força e flexibilidade aliado a um trabalho respiratório e de consciência corporal. O método prioriza a qualidade do movimento na execução dos exercícios, é imprescindível para isso o equilíbrio entre corpo e mente.

Quem pode fazer Pilates?

O método atende pessoas de diferentes faixas etárias e limitações, pois pode ser utilizado na prevenção, promoção/manutenção da saúde e na reabilitação de patologias. Ele pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada um.

Diferentemente da idéia que muitas pessoas têm, é possível adquirir um bom condicionamento físico com a prática regular de Pilates. O ideal é praticar pelo menos duas vezes por semana.

Para quem busca qualidade de vida e bem-estar encontra no Pilates uma ferramenta importante.
  
As aulas de Pilates são ministradas em geral para no máximo três alunos por horário, com duração média de uma hora, o atendimento é personalizado para atender o objetivo do aluno.

Benefícios:

- Alívio de dores
- Melhora da postura
- Fortalecimento muscular
- Tratamento de lesões
- Aumento da flexibilidade muscular
- Combate ao estresse

Para as mulheres, o exercício também pode auxiliar as futuras mamães a terem os bebês de forma mais tranquila.

Por fortalecer os músculos do períneo e ajudar na sustentação do útero, torna mais fácil o momento do parto, principalmente, para aquelas que optam pelo método natural. A explicação é simples: "Promove equilíbrio entre as forças de expulsão e contenção", explica a fisioterapeuta e especialista em Pilates pela Universidade de São Paulo, Eliane Coutinho. O Pilates também é benéfico para amenizar dores.

O exercício não é útil somente para o momento antes de dar à luz, mas para depois de o bebê nascer, pois ajuda na recuperação da boa forma. Mulheres que tiveram parto normal, geralmente, podem voltar a se exercitar após 30 dias. Porém, as mães que se submeteram à cirurgia cesariana devem solicitar liberação médica para retornar ao treino.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aprenda a gostar de exercícios físicos!


Exceto no caso das pessoas extremamente disciplinadas, o hábito de fazer exercícios só vai “pegar” se você der um jeito de gostar do que faz. Eu gosto de pedalar, então tendo a recorrer a este tipo de exercício. Outras pessoas gostam de nadar, ou de correr, e podem aproveitar essa preferência para dar o pontapé inicial no novo hábito.
Mas mesmo se você não gosta de nenhum exercício em particular, as 13 dicas do artigo 13 Tips to Actually Enjoy Exercising podem lhe ajudar a gostar da nova rotina. Vamos discutir algumas delas:
  • Crie o hábito: nas primeiras semanas, você precisa se obrigar a cumprir um programa estabelecido: segunda, quarta e sexta, em tal horário, você estará correndo por 50 minutos, não importa se chove ou faz sol. Depois de o hábito estar estabelecido, você pode flexibilizar – mas se flexibilizar muito cedo, aumenta muito o risco de abandonar a rotina.
  • Encontre um colega: Ao combinar de fazer exercícios com mais pessoas, a motivação aumenta, ocorre o apoio mútuo, e fica bem menos tedioso, especialmente no início. Mas escolha bem, caso contrário o tiro pode sair pela culatra!
  • Fixe metas: Mas não as baseie no resultado (como o nível de perda de peso ou de ganho de músculos, por exemplo), e sim no processo em si: quantas vezes por semana praticar, quanto tempo correr, quantos quilômetros percorrer, quanto peso erguer, etc. Estabeleça recompensas para si próprio ao alcançar as metas. As metas estimulam a prosseguir, e você logo estará concorrendo contra si mesmo, de maneira positiva, para quebrar seus índices anteriores.
  • Registre indicadores: Não adianta ter metas se você não registrar seus resultados diários. Anote tudo sempre, de preferência no mesmo papel (ou planilha) em que registrou quais são as metas.
  • Defina o nível certo: Não se exercite tanto a ponto de se prejudicar, e nem fique em um nível fácil demais. Como em qualquer sistema de motivação, as metas devem ser desafiadoras, mas alcançáveis. Vá elevando-as ao longo do tempo, sem pressa para chegar ao nível olímpico ;-)
  • Varie: não desista de fazer exercícios só porque você não suporta a academia. Troque de academia, pratique um esporte, experimente algo ao ar livre, em equipe, com equipamentos… Há muitas opções.
  • Equipamentos são recompensas: Não compre os melhores equipamentos logo na primeira semana. Se você tem os recursos para comprá-los, comece com os que já tiver à mão, e combine consigo mesmo ir comprando os melhores conforme for superando determinadas metas. Você irá perceber que dá mais vontade de alcançar logo a marca de 12km diários para “poder” comprar o ténis novo, ou um MP3 player especial para esportistas.
  • Crie o tempo: é muito fácil encontrar desculpas para não ter tempo de fazer exercícios. Você precisa definir suas prioridades e viver de acordo com elas!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os exageros do fim de ano...e agora?


É praticamente inviável participar das festas de final de ano e não experimentar as guloseimas típicas das ceias de Natal e Ano Novo. Mas se privar de comer esses alimentos tão apetitosos pode não ser um bom caminho para quem quer continuar o regime alimentar.
Aproveitar as comidas das ceias não é nenhum pecado. Estar com a família e com os amigos é sempre bom, e experimentar de tudo, com certa moderação, não irá atrapalhar seu condicionamento.
Ceia de Natal é uma vez por ano, então ela não vai engordar ninguém, mesmo que exagere neste dia. O problema é o que se come durante todo ano, sem se preocupar com a saúde do corpo.
Se a consciência pesar após aquela refeição farta, no dia seguinte, se não faltar ânimo, um pouco de exercício é recomendado.
Regularidade na dieta
O grande segredo para aproveitar as festas de final de ano com a consciência tranquila é manter uma regularidade na dieta durante todo o ano, sem exageros e nunca se esquecendo de balancear a alimentação.
Realmente a maioria das ceias de natal contém alimentos bem gordurosos e também ocorre a ingestão exagerada do próprio alimento saudável, fazendo com que essa ceia passe de 2000 ou 3000 calorias. Não adianta culpar a ceia de natal pelo que o indivíduo deixou de fazer o ano todo, não é a ceia de natal que você exagerou que irá jogar o seu progresso do ano inteiro fora..
Para quem quer manter a dieta balanceada, sem grandes exageros, o ideal é seguir a própria consciência. A dica sempre é perguntar para si mesmo ´eu ainda estou com fome?´, ´Isso vai me fazer bem?´, e, com isso, ponderar e comer com moderação.
Dicas para comer bem sem exagerar
  • Relaxar nas ceias de final de ano é permitido, mas pondere nos alimentos prejudiciais;
  • Voltar aos exercícios e dietas balanceadas logo após as ceias;
  • Comer de tudo um pouco, não exagerar em nada, não há problemas em experimentar, desde que seja com moderação;
  • Na hora da sobremesa escolha apenas uma opção. Se possível escolha as frutas;
  • Escolha sempre a carne mais magra;
  • Não exagere na bebida alcoólica;
  • Cuidado com os petiscos antes das refeições.