quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Anvisa adia proibição de remédios para emagrecer


Audiência pública discutiu retirada de três medicamentos do mercado brasileiro
Pressionada por entidades médicas e farmacêuticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a decisão sobre a intenção de proibir a venda de medicamentos para emagrecimento no Brasil.
Sob forte esquema de segurança, com policiais federais armados acompanhando a audiência pública, realizada na quarta-feira na sede da Anvisa, a proposta de proibição foi bombardeada. Depois disso, a Anvisa já não fala mais em um prazo para bater martelo. Antes da reunião, a informação era de que uma resolução seria publicada em março.
— Não há prazo para definição. Vamos discutir o assunto até que todas as dúvidas sejam esclarecidas — admitiu o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.
A proibição da venda dos remédios dietilpropiona, femproporex, mazindol e sibutramina foi recomendada à Anvisa pela Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), grupo de consultores da agência. No relatório, técnicos listam vários riscos dos remédios e colocam em dúvida a eficácia dessas drogas.
— Quem contesta essas informações precisa apresentar dados convincentes que demonstrem o contrário — afirmou Barbano.
O médico Anthony Wong, da Cateme, concorda com o veto.
— Obesidade tem vários fatores. Moderador de apetite não é a principal arma — disse Wong, que afirmou que os anorexígenos são a segunda causa de internação psiquiátrica no país, perdendo apenas para o álcool.
Decisão polêmica
Mas entidades participantes foram contrárias à proposta. A presidente da Associação Brasileira para Estudo de Obesidade, Rosana Radominski, diz que a retirada trará prejuízo aos pacientes.
— As pesquisas analisadas pela Anvisa são as mesmas que nós avaliamos. Nós, porém, tiramos conclusões distintas — disse Rosana.
O endocrinologista Márcio Mancini achou o debate satisfatório e diz que a Anvisa deve ouvir novamente os médicos antes de decidir.
— Entramos no debate pessimistas e saímos aliviados — disse Mancini.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A promoção "Teste Drive Studio Fitness ONE" voltou!!!



A promoção está de volta!

Veja como é fácil participar: basta se cadastrar como seguidor do blog do Studio Fitness ONE, imprimir o ticket acima, ligar 33318859 e agendar sua avaliação! Pronto!

Voce vai ter 1 semana para experimentar, gratuitamente, todos os benefícios que faz do Studio Fitness ONE o mais novo conceito em saúde e atividade física de Barbacena e região!e mais! se gostar e quiser continuar ainda ganha 50% de desconto no primeiro pacote de aulas contratado! IMPERDÍVEL!

Mas lembre-se! é imprescindível cadastrar-se como seguidor do blog e apresentar o ticket no dia da avaliação!

* Promoçõ válida até 28/02/2011! Não perca tempo! Participe!

Sono e emagrecimento


O sono é um dos fatores mais importantes de nossa vida como a alimentação, os exercícios físicos, a ingestão de água, etc.

Apesar de não serem conhecidas totalmente suas funções, a polissonografia vem permitindo esclarecer muitas coisas sobre o sono.

Existem dois estados de sono: um em que ocorrem movimentos rápidos dos olhos (sono REM) cuja sigla vem do inglês "Rapid Eye Moviments", que dura apenas 20% do sono de um adulto, durante o qual sonhamos.

Esse tipo de sono acontece aproximadamente uma hora e meia após dormir com curto período, vai se repetindo e sua duração é ampliada podendo chegar até a uma hora de duração.

O outro tipo de sono é o
SOL (Sono de Ondas Lentas) que se divide em quatro estágios.

Dentre as funções do sono podemos citar: restaurar os processos químicos e físicos do organismo deteriorados durante a vigília, conservar energia corporal, evitar predadores, estimular o crescimento cerebral, apagar memórias indesejáveis, consolidar a memória.

A necessidade diária de sono para o adulto é uma média de oito horas e de preferência à noite. O ser humano se dá melhor dormindo à noite, pois nosso relógio biológico é controlado pelo claro-escuro.

Quem dorme pouco, ou seja, menos que oito horas por dia estará propenso a menor vigor físico, a envelhecer mais precocemente, sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, capacidade de acumular conhecimentos diminuídos, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção, da memória
e do equilíbrio corporal.

Para o interesse do emagrecimento a falta de sono leva à intensa necessidade de ingestão de açúcares, incapacidade de se sentir satisfeito depois de comer uma refeição abundante, consumo compulsivo e excessivo de comida, diminuição do tecido muscular magro, redução da capacidade de obter energia dos carboidratos e decréscimo da atividade física.

A falta de sono acarreta cansaço na pessoa, com isso ela faz menos atividades físicas, queimando menos calorias, reduzindo seu metabolismo por estar prejudicada a absorção de carboidratos que é o principal combustível do organismo com conseqüente ganho de peso.

A produção de hormônios, principalmente o do crescimento estará prejudicada. É ele que ajuda a formar a massa muscular magra. Quanto menos massa muscular há menos queima de gorduras.

Ocorre também a diminuição da liberação do hormônio leptina, da insulina e do aumento na produção do cortisol. A leptina controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais carboidratos. Com menos insulina o aproveitamento da glicose fica prejudicado. O aumento do cortisol propicia maior estresse e alteração do humor. Resumindo, durma no mínimo oito horas diárias com o objetivo de estimular seu metabolismo, conservar a energia, manter seu humor e comer menos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A psicologia do emagrecimento



PORQUE PSICOLOGIA NO EMAGRECIMENTO?
1. Pergunte-se se você quer ser magra ou emagrecer. Se a preocupação excessiva com o emagrecimento não está encobrindo outros problemas em sua vida, assumindo o papel de fuga.
2. Considere o emagrecimento UM MEIO de tornar-se mais saudável e bonita e NÃO UM FIM EM SI PRÓPRIO.
3. Há uma ligação muito importante entre emagrecimento e auto-estima. Você precisará mudar algo mais que o peso para manter-se magra. Se você nada fizer em relação à ansiedade, ao vazio existencial, aos sentimentos de rejeição e abandono, à depressão, terá mantido as condições de voltar a engordar, se é que conseguirá emagrecer.
4. Emagrecer não é apenas fazer mais uma dieta por algum tempo para perder algum peso. Exige muito mais ! É, em muitos casos, toda uma revisão da parte afetiva, da ligação da mesma com o alimento.
5. Muitas pessoas fazem , sem saber, um “escudo” , onde a gordura as defende da intimidade. A COMIDA NÃO SUBSTITUI O AFETO.
6. Comida e peso são a cadeia final de um intrincado sistema. São sintomas e não o problema.
7. Quando comida, alimento e peso estão associados com baixa auto-confiança , problemas emocionais, problemas familiares passados, raiva reprimida, sentimentos de rejeição e abandono, a SOLUÇÃO NUNCA SERÁ APENAS DIETA E MEDICAMENTOS.
8. Cuidado! Magreza não é invulnerabilidade ! Jovens com essa crença podem estar há um passo de graves problemas alimentares como Anorexia e Bulimia ! Cuidado com a expectativa da “terra prometida” por traz do emagrecimento. Não supervalorize o que a magreza pode fazer por você !
9. Mais do que uma dieta e medicamentos, emagrecer é desenvolver todo um novo estilo de vida. Auto - estima , relação com o próprio corpo, emoções, sentimentos, ansiedade decorrentes de conflitos psicológicos não resolvidos, estados ansiosos, afetividade, vulnerabilidade à rejeição, sentimentos de abandono, tudo isso e mais algumas coisas deverão ser revistas e trabalhadas.
10. Se você, por qualquer problema emocional, afetivo. De relacionamento, por baixa auto – estima, alterou sua relação com a comida, comendo mais do que deve, está utilizando inadequadamente o alimento para reduzir a ansiedade. Só que esta redução é MOMENTANEA ! SE ESTAS CONDIÇÕES NÃO FOREM TRABALHADAS, CONTINUARÃO LEVANDO-A À COMIDA, PASSANDO POR CIMA DOS SEUS MAIS SINCEROS PROPÓSITOS !