terça-feira, 17 de maio de 2011

Dá pra emagrecer jogando videogame?


Um estudo que foi, ironicamente, financiado pela divisão de marketing da Nintendo no Reino Unido, acabou com as expectativas das pessoas que estavam depositando todas as suas esperanças de boa forma no Wii. Intitulado "comparação de dispêndio de energia entre adolescentes jogando videogames de nova geração", o estudo revela que, embora os jogos do Wii Sports resultem em maior dispêndio de energia do que os videogames que não requerem ação física, as diferenças gerais são desprezíveis. A queima semanal de calorias dos usuários do Wii era apenas 2% mais alta do que a dos usuários do "Project Gotham Racing", um jogo do Xbox 360 que não requer movimento dos usuários. Além disso, a energia gasta no uso de videogames ativos não atendia aos padrões de atividade física requerida para os adolescentes.


Em 2006, antes do lançamento do console Wii, a Clínica Mayo constatou que outros videogames que requerem atividade física resultam em queima maior de caloria do que os jogos estáticos. Os pesquisadores da clínica examinaram o ritmo cardíaco de jovens que jogam videogame sentados e o compararam ao de jovens que estavam usando os videogames Dance Dance Revolution e Eye Toy, os quais requerem movimento vigoroso. Para os dois jogos ativos, os participantes registraram respectivamente 68 e 40% mais atividade cardíaca do que o ritmo cardíaco normal de uma pessoa em repouso. Isso se traduz em queima de calorias três a cinco vezes maior do que a envolvida em assistir televisão ou jogar um videogame estacionário.
Ben Kuchera, jornalista do site de videogames ArsTechnica, criou uma experiência pessoal de exercício com videogames, jogando Dance Dance Revolution, EyeToy, Yourself Fitness e títulos para o Wii. Usando uma combinação de quatro jogos por meia hora diária, e uma correção de seus hábitos alimentares, ele perdeu 10 quilos em dois meses. Kuchera constatou que o Wii não conduz a exercício rigoroso porque, a menos que você deseje mesmo se exercitar, o controle responde a movimentos sutis do pulso.

Desconsiderados os videogames, como o Wii se compara à prática real de esportes - uma partida de tênis ou um treino de boxe? Será que o videogame pode enfrentar o esporte real?

Em resumo, não. De acordo com estimativas da Clínica Mayo, uma pessoa queima duas vezes mais calorias jogando tênis, boxe e golfe no mundo real. No caso do boliche, porém, os resultados são mais parecidos. A contagem de calorias de DeLorenzo reflete queima de 208 calorias em uma hora de boliche no Wii contra 219 calorias em uma hora de boliche real. Além disso, considerando que uma pessoa queima 60 calorias por hora descansando e 100 calorias por hora digitando, as 150 calorias queimadas em uma hora de jogos com o Wii, como constatou o estudo de Liverpool, não representam grande progresso.

Mesmo assim, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomenda um "volume moderado de atividade física diária", quer uma caminhada em ritmo acelerado ou uma corrida. Diante desse padrão, jogar tênis ou lutar boxe no Wii, sem economizar movimentos, durante 20 minutos ao dia provavelmente atende a esse requisito. Como qualquer outro programa de exercícios, você obtém retornos proporcionais ao seu esforço. E como mais de metade dos adultos norte-americanos não realiza atividade física em nível suficiente, o Wii pode ter mais potencial do que alguns estudos sugerem.

Fonte: How Stuff Works?

Nenhum comentário:

Postar um comentário