segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Macro e MicroNutrientes na Atividade Física

 

Carboidratos


O efeito ergogênico (melhora de performance na atividade física) da ingestão de carboidratos durante o exercício já foi consistentemente demonstrado em vários experimentos, muitos dos quais efetuados durante etapas de muitas horas de duração. Foi demonstrado que o exercício prolongado reduz acentuadamente o nível de glicogênio muscular, exigindo constante preocupação com sua reposição, porém, apesar de tal constatação, tem sido observado um baixo consumo de carboidratos pelos atletas.
 Estima-se que a ingestão de carboidratos correspondente a 60-70% do aporte calórico diário atende à demanda de um treinamento esportivo.

 

Proteínas


Para indivíduos sedentários recomenda-se o consumo diário de proteínas (RDA) entre 0,8 e 1,2g/kg de peso/dia. Tem sido constatada uma maior necessidade de ingestão para aqueles indivíduos praticantes de exercícios físicos, pois as proteínas contribuem para o fornecimento de energia em exercícios de endurance (extenuantes), sendo, ainda, necessárias na síntese protéica muscular pós-exercício. Para atletas de endurance, as proteínas têm um papel auxiliar no fornecimento de energia para a atividade, calculando-se ser de 1,2 a 1,6g/kg de peso a necessidade diária. Para os atletas de força, a proteína tem papel importante no fornecimento de “matéria-prima” para a síntese de tecido, sendo de 1,4 a 1,8g/kg de peso as necessidades diárias.

 

Lipídios


Um adulto necessita diariamente cerca de 1g de gordura por kg/peso corporal, o que significa 30% do valor calórico total (VCT) da dieta. A parcela de ácidos graxos essenciais (ácido linoléico e ácido linolênico) deve ser de 8 a 10g/dia. Para atletas, tem prevalecido a mesma recomendação nutricional destinada à população em geral, portanto, as mesmas proporções de ácidos graxos essenciais, que são: 10% de saturados, 10% de poliinsaturados e 10% de monoinsaturados.

 

Vitaminas


Para atletas em regime de treinamento intenso, tem sido sugerido, o que tem gerado controvérsia, o consumo de vitamina C entre 500 e 1.500mg/dia (proporcionaria melhor resposta imunológica e antioxidante) e de vitamina E (aprimoraria a ação antioxidante). Em muitos desses casos, a ingestão se deu via suplementos vitamínicos, que vale a pena ressaltar, indicados sob prescrição médica ou nutricional.

 

Minerais


O zinco está envolvido no processo respiratório celular e sua deficiência em atletas pode gerar anorexia, perda de peso significativa, fadiga, queda no rendimento em provas de endurance e risco de osteoporose, razão pela qual tem sido sugerido a utilização em suplementação alimentar.

Atletas do sexo feminino, em dietas de restrição calórica, podem sofrer deficiências no aporte de minerais. É o caso do cálcio, envolvido na formação e manutenção óssea. O baixo nível de ferro, que ocorre em cerca de 15% da população mundial, causa fadiga e anemia, afetando a performance e o sistema imunológico. Recomenda-se atenção especial ao consumo de alimentos com ferro de elevada biodisponibilidade.

sábado, 23 de outubro de 2010

Outubro! Mes de combate a obesidade!


Cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração orienta e dá dicas de como prevenir a obesidade que se tornou um problema de saúde pública.

No próximo dia 27 de outubro é considerado o Dia Nacional de Controle da Obesidade – um assunto que é considerado uma epidemia mundial. Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde) é provável que 200 mil pessoas morram anualmente em decorrência destas complicações na América Latina.
A obesidade e o sobrepeso atingiram proporções epidêmicas no Brasil, afetando mais de 50% da população em nosso país. De acordo com uma  pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, estima-se que aproximadamente 15 milhões de brasileiros são obesos e mais de 60 milhões apresentam sobrepeso.

“A obesidade é um problema de saúde pública e um fator de risco para inúmeras patalogias como infarto agudo do miocárdio, derrames e redução da expectativa de vida. Ela é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, dieta altamente calórica, vida sedentária, fatores genéticos ou psicológicos e o seu diagnóstico ainda é feito pela avaliação da composição corpórea, que mede a quantidade de músculo, gordura e líquidos no corpo”, explica o Dr. Daniel Magnoni .

Segundo o nutrólogo, define-se obesidade mórbida quando o índice de massa corporal (IMC), que é calculado por meio da divisão do peso em quilos pela altura em metros ao quadrado (kg/m2), é maior que 40. Nestes casos, o risco de morte praticamente duplica devido a maior ocorrência de doenças associadas à obesidade, tais como hipertensão, diabetes, apneia do sono, cardiopatias, entre outras. Este risco também encontra-se elevado nos pacientes com IMC maior que 35 e que apresentam uma das doenças já mencionadas.
                                                              
Controle o seu peso e ganhe saúde
O excesso de peso desgasta as articulações, especialmente as do joelho. Por outro lado, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes. “Para evitar o consumo de alimentos calóricos e controlar o peso, é importante dar preferência aos queijos, leites e iogurtes desnatados, consumir pequenas porções e em pratos pequenos, substituir a manteiga por cremes vegetais ricos em óleos mono e poli-insaturados, deixar as guloseimas para ocasiões especiais e incluir muitas verduras e frutas nas refeições diárias. Outra dica importante é a inclusão de alimentos frescos na maioria das refeições e evitar alimentos prontos, processados e fast food”, orienta Dr. Magnoni.
                                   
A obesidade – um problema de saúde pública
A obesidade é uma doença que não respeita sexo, idade ou classe social. “Atualmente observa-se uma tendência preocupante no aumento da sua incidência, sobretudo pela mudança dos hábitos alimentares da população que vem preferindo o consumo de alimentos ricos em gordura e carboidratos, além de realizar a prática de exercícios físicos com menos frequência”, esclarece Dr. Magnoni.
Considerada uma doença multifatorial, a obesidade depende de herança genética, fatores ambientais, fatores psicológicos, entre outros. Segundo o nutrólogo, é importante conhecer o paciente, ouvir detalhadamente e entender a origem cultural, social, orgânica ou psicológica da obesidade para iniciar o  processo de cura.
De acordo com uma pesquisa nacional, coordenada pelo Serviço de Nutrologia do HCor,  grande parte dos obesos possui dificuldades em conseguir empregos, tem salários menores, e são evitados nas relações amorosas, além de serem mal acomodados no transporte público, entre outros fatores.
Na atualidade, além da atuação clínica, os grande centros de obesidade podem efetivar ações mais específicas como correções cirúrgicas. Desta forma, a cirurgia isoladamente não representa a cura da obesidade, mas uma nova ferramenta que, quando associada a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas e ao acompanhamento psicológico garantem resultados mais eficazes.
Fonte: HCor

* No Studio Fitness ONE voce tem acompanhamento individualizado por médico e nutricionista!

A relação entre varizes e exercícios físicos



As varizes constituem um problema no retorno do sangue venoso para o coração. No caso dos membros inferiores após chegar aos pés com a ajuda do bombeamento cardíaco e da força da gravidade, o sangue arterial precisa retornar sob a forma de sangue venoso sem a ajuda eficiente do coração  e contra a gravidade que deixou de ser aliada para tronar-se inimiga.

A força responsável pelo retorno do sangue perna acima vem da contração dos músculos da panturrilha. Uma vez contraídos eles comprimem as veias forçando o seu esvaziamento, assim o sangue se vê obrigado a ascender pois o mecanismo valvular presente no sistema venoso impede o fluxo em sentido contrário. Esse mecanismo de funcionamento é chamado de coração periférico.

Exercícios físicos em geral, principalmente os aeróbicos, onde há contrações repetidas dos músculos da panturrilha são extremamente benéficos ao sistema circulatório dos membros inferiores. Não há comprovação de que determinado tipo de exercício seja prejudicial ou desencadeante de varizes.
O indivíduo deve sempre ser estimulado a manter-se ativo fisicamente sob pretexto de preservar a saúde como um todo e o bom funcionamento do sistema circulatório dos membros inferiores.

O certo e o errado na hora dos exercícios físicos

Abdome definido, pernas torneadas e muitos músculos. Esse é o objetivo de 99,9% das pessoas que frequentam as milhares de academias espalhadas no mundo em busca de um corpo “sarado”. Exercícios, aparelhos e novas modalidades esportivas são algumas das ferramentas utilizadas para a conquista desse tão sonhado desejo.

O que muita gente não sabe é que o corpo tem limites e eles devem ser respeitados. Exagerar na sequência de exercícios ou calcular errado o peso dos aparelhos pode provocar problemas cardíacos e principalmente ortopédicos.

Está comprovado que exercícios repetidos intensamente podem levar a lesões das articulações, tendões e músculos e ocasionar sérios problemas na coluna.

Quem sente dores durante a realização de exercícios deve parar imediatamente, pois a dor é o sinal que a atividade não está adequada.

A falta de orientação e a realização de exercícios sem critérios podem deflagrar crises graves a muitas vezes  imobilizantes. Para evitar esses tipos de problemas preste atenção nas dicas:

- Avaliação física: antes de iniciar qualquer atividade física o aluno deve passar por exames cardiovascularese e testes de resistência física.

- Orientação de um profissional: o aluno deve seguir a sequência de exercícios adequada ao seu perfil e contar sempre com a supervisão de um profissional habilitado.

- Frequência: atingir o ápice de sua resistência física lentamente, entre 12 e 14 semanas.

- Aparelhos: escolher bons aparelhos e verificar a posição de seu corpo durante a realização do exercício.

- Horas de malhação: não é indicado malhar durante horas seguidas. Isso pode ocasionar lesões musculares graves.

- Água: ingerir água antes, durante e depois de realizar os exercícios. A falta de água pode provocar fadiga.

- Acessórios corretos: o tênis deve ser apropriada para a atividade física. Acessórios como luvas e outros protetores sempre ajudam.
* No Studio Fitness ONE voce tem acompanhamento individualizado por personal trainer e monitoramento constante da frequencia cardíaca!

Condicionamento físico para executivos

A saúde é o maior patrimônio, mas nem sempre orientamos os hábitos no sentido de preservá-la. Quanto mais avançam os conhecimentos científicos que estudam as causas das doenças, maiores são as evidências da relação do estilo de vida com a saúde. No entanto também são evidentes as estatísticas que mostram o descaso de grande parte da população com a necessidade de mudanças no comportamento para evitar a manifestação de doenças graves como diabetes, hipertensão e do aparelho circulatório.

Ao constatar que os executivos nem sempre, por iniciativa própria, procuram por ajuda para combater os fatores de risco que antecipam o aparecimento de doenças, a maioria das empresas brasileiras promovem ações visando a diminuição de gastos com planos de saúde. Palestras, bônus de fim de ano, facilidades para check-up e academias de ginástica na empresa fazem parte das ações que visam reduzir a pressão e o estresse, combater o excesso de peso, o tabagismo e a vida sedentária.

Artigo publicado recentemente no Jornal O Estado de São Paulo mostrou  dados de pesquisa realizada pelo Hospital Albert Einstein que constatou que 71% dos executivos brasileiros têm sobrepeso ou são obesos. Os homens apresentam perfil metabólico que acentua o potencial de risco para doenças do coração. No Hospital Sírio Libanês, entre os executivos que passaram por avaliação completa da saúde apenas vinte por cento daqueles que receberam orientação para iniciar um programa de exercícios físicos acataram o conselho.

A habitual desculpa atribuída à falta de tempo começa a perder força com o crescimento do  número de empresas que oferecem locais e profissionais especializados em condicionamento físico para orientar programas preventivos de treinamento. Após avaliações com médicos, nutricionistas e psicólogos os executivos são encaminhados para programas individualizados de exercícios físicos. Sob a orientação de professores de educação física especializados, as prescrições de treinamento são direcionadas visando a conciliação dos atributos esportivos de cada um com as limitações identificadas nos procedimentos de avaliação. Com dieta, acompanhamento médico e rotina de exercícios supervisionada a motivação é uma garantia para melhorar a produtividade e principalmente vida saudável.

* No Studio Fitness ONE voce tem acompanhamento individualizado por personal trainer, médico e nutricionista!

Conheça os benefícios de praticar exercícios físicos durante a noite



Um professsor de educação física orienta como deve funcionar a ginástica para aqueles que escolheram o período noturno para malhar

Tem gente que não suporta acordar cedo para praticar exercício. Com o calor então, a preguiça pode multiplicar. Então, a opção é fazer ginástica à noite. Mas os professores de educação física alertam: não se pode esquecer do cuidado com a alimentação.

Exercitar o corpo durante a noite não interfere na queima de mais ou menos calorias. O que determina o gasto energético é a intensidade e o tempo de duração do exercício. “Antes de se exercitar é preciso comer algo leve para não passar mal, nem prejudicar a atividade física”, professor de educação física Paulo Neves.

Muitos justificam o sedentarismo dizendo que perdem o sono depois se exercitar no período da note, mas é melhor arrumar outra desculpa. É que a relação que existe entre a atividade física e o sono varia muito de pessoa para pessoa.

Tem gente que demora a dormir depois de fazer exercícios por causa da liberação de alguns hormônios no corpo. Outras pessoas não sentem este efeito e vão dormir normalmente depois da malhação.

É o caso do consultor jurídico André da Costa, que faz uma hora e meia de musculação todas as noites. “Para mim, a qualidade do sono até melhorou depois que comecei a frequentar a academia. Fico mais tranqüilo, relaxado”, disse.

A estudante Luciana diz que a malhação a faz ficar desperta por mais tempo. “Me sinto bem disposta e consigo produzir depois que malho,. Eu busco esse ânimo para estudar um pouco mais antes de dormir”, falou.

E para quem só pode se exercitar à noite e não quer perder o sono a dica é experimentar várias atividades até encontrar aquela que a deixe mais relaxado. “Muitas academias hoje oferecem alongamento e ioga, por exemplo. São atividade que vão ajudar as pessoas se manterem relaxadas no fim do exercício”, explicou o professor. .
Fonte: O Globo

* Voce sabia? Após cada sessão de treino no Studio Fitness ONE voce ganha uma sessão de massagem relaxante!

Malhe mais! Produza mais! Os benefícios da atividade física no seu trabalho


Quem já não teve de decidir entre renovar o plano na academia ou aproveitar as horas livres para estudar um projeto da empresa ou fazer o MBA? A maioria dos brasileiros decide pela carreira quando tem esse tipo de dilema. Abandona qualquer possibilidade de manter uma atividade esportiva freqüente em nome do que considera primordial para o desenvolvimento profissional. O.k., há circunstâncias em que essa escolha faz sentido, porque sem especialização e superação do desempenho não se chega a lugar nenhum no mundo corporativo. No entanto, sabe-se que cada vez mais os altos níveis hierárquicos atribuem aos exercícios físicos uma importância notável para o sucesso pessoal. Há inúmeras pesquisas que demonstram como a atividade esportiva aumenta a produtividade no escritório. "Hoje, para ser um CEO de sucesso é preciso ser um Ironman", diz Carlos Galvão, consultor esportivo e representante no Brasil dessa que é uma das mais duras provas de triatlo do mundo.

É exagero de Galvão? Não é preciso chegar a Ironman, vá lá. Mas acompanhe os benefícios que uma atividade física pode trazer no dia-a-dia de quem trabalha oito, dez, até 12 horas num computador ou participa de reuniões e mais reuniões. Em primeiro lugar, algumas horas por semana de exercício são um santo remédio para eliminar o estresse, principal responsável pela falta de disposição. A lógica é simples. O exercício físico, principalmente o aeróbico, melhora a capacidade cardiovascular e aumenta o transporte e a absorção de oxigênio pelo organismo. "Você passa a respirar melhor e se sente mais disposto para atividades que requerem concentração", diz Luzimar Teixeira, professor-doutor da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Outro ponto importante é que, durante a prática de esportes, o organismo produz endorfina e serotonina, dois hormônios que contribuem para a sensação de prazer. O bem-estar que eles causam permanece mesmo depois do esforço físico. Quando isso ocorre é mais uma prova de que o estresse foi combatido. E para completar a lista de vantagens, nada melhor que se sentir bem no espelho, mesmo que seu estilo seja um discreto tailleur ou terninho. "Está mais do que provado que o profissional esportista mantém a auto-estima elevada e, por isso, consegue se relacionar com mais facilidade em qualquer ambiente", relata Mário Sérgio Andrade, da assessoria esportiva Run & Fun, de São Paulo.

Se você está bem com seu corpo, está bem com sua cabeça. Consegue produzir mais e melhor. Muita gente do mundo corporativo já descobriu isso, só não sabe como conciliar os exercícios com o trabalho. É o típico caso daquela executiva que dorme e trabalha de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, corre para a quadra de tênis ou para a academia porque acredita que estará aliando lazer e saúde. Não é bem assim. "A prática de esportes deve ser freqüente e sempre orientada por um especialista", diz Mário Sérgio. "Nunca comece uma atividade física sem antes testar sua freqüência cardíaca máxima e ouvir a opinião de seu médico", afirma o professor Luzimar. Aqui estão exemplos de profissionais que seguiram o caminho correto e provam que sucesso na carreira e uma vida saudável são altamente conciliáveis. E note que nenhum deles é atleta de fim de semana. Eles têm disciplina para os treinos diários e se orgulham de levar lições do esporte para o escritório.

Fonte: Revista Exame PME

* Confira nossos horários especiais para quem tem pouco tempo para se exercitiar! Desconto exclusivo para os horários entre 12:00 e 14:00hs

Promoção "test drive" Studio Fitness ONE! 1 semana grátis + 50% de desconto!



Agora voce tem a oportunidade que faltava para conhecer o Studio Fitness ONE!

Veja como é fácil participar: basta se cadastrar como seguidor do blog do Studio Fitness ONE, imprimir o ticket acima, ligar 33318859 e agendar sua avaliação! Pronto!

Voce vai ter 1 semana para experimentar, gratuitamente, todos os benefícios que faz do Studio Fitness ONE o mais novo conceito em saúde e atividade física de Barbacena e região!e mais! se gostar e quiser continuar ainda ganha 50% de desconto no primeiro pacote de aulas contratado! IMPERDÍVEL!

Mas lembre-se! é imprescindível cadastrar-se como seguidor do blog e apresentar o ticket no dia da avaliação!

* Promoçõ válida até 29/10/2010! Não perca tempo! Participe!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A importância do exercício físico na gravidez


A gravidez é um momento único na vida da mulher. Momento este que é preciso ter consciência de que muita coisa vai mudar, no corpo, na mente e no dia-a-dia da futura mãe. Estar consciente das mudanças durante a gravidez é um dos caminhos mais seguros para viver essa fase com bastante tranqüilidade.

A mulher grávida, antes de iniciar ou dar continuidade a qualquer atividade física, deve conversar sempre com seu médico.

Aquela história de que mulher grávida deve ficar em repouso e evitar atividades físicas é coisa do passado. Com exceção dos 3 primeiros meses, onde o esporte e a malhação devem ser reduzidos, nos outros 6 meses a prática esportiva está liberada. Estamos falando claro, de uma gravidez saudável, onde nem a mãe nem o bebê sofrem algum tipo de risco. O exercício a ser praticado vai depender do condicionamento da mãe.

A atividade física de intensidade leve a moderada é considerada segura e eficiente para grávidas saudáveis. Mulheres fisicamente ativas durante a gravidez, tem mais facilidade de aprimorar sua condição física após o parto. Inclusive, existem vários relatos de atletas que foram campeãs logo após o nascimento dos seus filhos. Outro fator interessante é a crescente comprovação de que os exercícios podem ajudar no trabalho de parto e, se todos os cuidados necessários forem tomados, a gestante poderá desfrutar de todos os benefícios do exercício. Além de melhorar a circulação, equilibrar o ganho de peso e diminuir o cansaço.

Benefícios do Exercício Na Gravidez

A partir de muitas pesquisas realizadas até o momento, pode-se citar que os principais benefícios biológicos do exercício durante a gravidez são:

- Menor ganho de peso e adiposidade materna
- Diminuição do risco de diabetes
- Diminuição de complicações obstétricas
- Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso ao nascimento, tipo de parto, complicações maternas e fetais.
- Menor risco de parto prematuro
- Menor duração da fase ativa do parto
- Menor hospitalização - Diminuição na incidência de cesárea
- Melhora na capacidade física

E ainda...

- Melhora auto-imagem
- Melhora da auto-estima
- Melhora da sensação de bem estar
- Diminuição da sensação de isolamento social
- Diminuição da ansiedade e do stress
- Diminuição do risco de depressão

Dica 2: São consideradas desfavoráveis todas aquelas atividades ou esportes de contato físico e de grande possibilidade de trauma. Esportes como o voleibol, basquetebol, esqui aquático e atividades como a ginástica de alto impacto, o hipismo e o mergulho.

Cuidados e Contra-Indicações

Contra-indicações absolutas:
- Doenças miocárdicas - Insuficiência cardíaca congestiva - Enfermidade cardíaca reumática - Tromboflebite - Embolismo pulmonar recente - Enfermidade infeciosa aguda. - Risco de parto prematuro - Colo uterino incompetente - Gestação múltipla - Saneamento uterino, ruptura da bolsa - Retardo de crescimento intra-uterino - Macrossomia - Enfermidade hipertensiva grave - Suspeita de estresse fetal.

Contra-indicações relativas:
- Hipertensão arterial essencial - Falta de controle pré-natal
- Anemia e outras alterações sangüíneas - Enfermidade tiroideia - Diabetes mellitus - Obesidade excessiva ou baixo peso extremo.

Dica 3: Somente o seu médico deve determinar o que é indicado para você durante a gravidez. Pratique exercício com total segurança.

Recomendações Gerais

Uma série de recomendações e precauções são de suma importância para uma prática segura da atividade física, são elas:
  • Evitar incremento da temperatura corporal

  • Evitar fases anaeróbias

  • Evitar exaustão e fadiga

  • Evitar exercícios em posição supina

  • Realizar aquecimento

  • Adequada ingestão calórica e boa hidratação

  • Alerta aos sinais de desidratação e exagero nos exercícios
  • quarta-feira, 13 de outubro de 2010

    ALIMENTAÇÃO E RESPOSTA GLICÊMICA - UTILIZE-AS A SEU FAVOR!

                                                  

     De maneira geral a resposta glicêmica corresponde a concentração de glicose plasmática após uma refeição. A presença de glicose na corrente sanguínea promove a secreção de um hormônio bem conhecido: a insulina. Este hormônio tem como principal função controlar os níveis plasmáticos de glicose, ao promover a captação desta substância pelas células corporais. Portanto pode-se dizer que a resposta glicêmica está diretamente ligada à produção e secreção da insulina.
           A insulina é um hormônio que promove o anabolismo (crescimento, síntese estrutural...), processo crucial para quem deseja aumentar a massa muscular. Por outro lado, este hormônio promove também o aumento dos depósitos de gordura, pois o processo de crescimento sinalizado pela insulina não se difere entre os tecidos corporais. Aumenta-se os músculos, aumenta-se também os depósitos de gordura. Por outro lado se os níveis plasmáticos de glicose e consequentemente de insulina estiverem estabilizados, ou seja, se evitarmos grandes "descargas" de glicose e insulina na corrente sanguínea, promove-se uma menor captação de gordura e um aumento da sua utilização; o que seria uma ótima manobra para indíviduos que buscam perda de peso e de gordura. Desta forma os indíviduos devem traçar seus objetivos estéticos em épocas distintas: uma época do ano para aumentar os músculos e outra época do ano para perder gordura e definir. Infelizmente o desejo da maioria das pessoas de "crescer definido", fisiologicamente, não é possível. Quando se ganha músculos, ganha-se também gordura e quando se perde gordura, limita-se o aumento da massa muscular. Agora se um dos segredos para se modificar a aparência corporal, em relação aos músculos e gordura, está no controle da  produção e secreção de insulina a questão agora é: como realizar este controle? Um dos pontos principais deste controle é a dieta, ou seja, diferentes alimentos possuem respostas glicêmicas diferentes. Como citado anteriormente, a glicose é a substância que promove as respostas mais significativas em relação a secreção de insulina. Os carboidratos são os nutrientes fontes desta substância. Desta maneira, o controle da secreção de insulina e sua manipulação de acordo com o objetivo do indivíduo reside no controle da ingestão dos carboidratos. É simples assim. Conhecendo-se os carboidratos e suas diferentes respostas glicêmicas (índice glicêmico)  pode-se controlar a secreção de insulina: carboidratos com alto índice glicêmico liberam abruptamente grandes quantidades de insulina (anabolismo, crescimento, aumento da massa muscular, aumento da gordura corporal) e carboidratos com baixo índice glicêmico promovem uma menor e constante secreção de insulina (catabolismo, definição, menor estocagem de gordura). Como regra básica pode-se dizer que os carboidratos de alto índice glicêmico devem ser consumidos no café da manhã e na refeição pós treino; indíce glicêmico moderado consumidos em todas as refeições; e baixo índice glicêmico em todas as refeições, refeição pré treino e refeições noturnas (tabelas de índice glicêmico estão disponíveis em diversas publicações científicas e também na internet). Obviamente as prescrições devem ser individualizadas e somente um profissional nutricionista ou médico poderão fazer prcisamente às orientações dietéticas. Mas qualquer indivíduo pode, a partir do índice glicêmico e do que foi acima exposto, iniciar escolhas alimentares que venham de encontro com seus objetivos estéticos e, principalmente, com a saúde. Um outro ponto que não pode ser esquecido é que sem atividade física não se atingirá de maneira satisfatória os objetivos estéticos e de bem estar. Desta forma a velha equação será sempre a mais indicada: Alimentação+Atividade Física = Sucesso.

    terça-feira, 12 de outubro de 2010

    Sedentarismo atinge 78,5% dos mineiros - revela pesquisa


    Se o segredo de uma vida longe de doenças é suar a camisa, os mineiros precisam repensar seus hábitos. Quase oito em cada 10 pessoas em Minas Gerais admitem não fazer exercícios físicos. Ainda há muito o que evoluir em educação: um quinto da população acima de 15 anos do estado é analfabeto. Quando o assunto é casamento, os mineiros seguem o ritual: pedem a bênção da religião e selam a união diante de um juiz. Os dados compõem a Pesquisa por Amostras de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), uma radiografia inédita da população feita pela Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o Banco Mundial, e obtida com exclusividade pelo Estado de Minas. Os dados traçam um triste e já conhecido retrato: o estado não conseguiu superar o abismo das desigualdades regionais e mantém no Norte e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri a parcela da população com pior acesso a serviços básicos.

    Pela primeira vez no país, um estudo investiga tão detalhadamente a realidade de um estado, abordando por regiões aspectos como educação, saúde, saneamento, entre outros. O levantamento traz um recorte de 18 mil domicílios de 308 municípios das 11 divisões do estado. A coordenadora da PAD-MG, Nícia Raies Moreira de Souza, explica que a amostra foi definida a partir de modelos estatísticos e é um retrato "mais fiel possível" dos 17,9 milhões de mineiros. Os pesquisadores foram a campo entre junho e novembro de 2009. "O objetivo é avaliar e aprimorar políticas públicas. Os dados servirão para conhecer mais cada uma das regiões de Minas e melhorar as intervenções. É uma forma de guiar olhar para que investimentos sejam devidamente empregados", ressalta Nícia.

    Ela destaca que o estudo será feito a cada dois anos e, na próxima edição, tendências envolvendo os mineiros podem começar a ser desenhadas, a partir da comparação dos dados. Com as primeiras informações em mãos, a expectativa é de que políticas públicas sejam elaboradas para que os índices da pesquisa de 2011 sejam melhores. Um exemplo de número que precisa cair, e drasticamente, na avaliação de especialistas, é de pessoas que não praticam exercícios físicos, pois 78,5% dos mineiros confessam que não se exercitam. A situação é ainda pior no Vale do Rio Doce, em que 83,6% dos moradores não são adeptos de hábitos saudáveis como fazer caminhadas. Na Grande BH, a turma do sedentarismo chega a 77,59% da população.

    Academia
    O técnico em informática Valmir Pimenta, de 40 anos, faz parte desse time e diz até, com certo exagero, que se considera obeso. Morador de Belo Horizonte, ele já tentou fazer academia, mas não levou o projeto adiante. “Não gosto do ambiente, que me parece puro exibicionismo. Da última vez, desisti por causa do frio. Pretendo voltar, quando o tempo ficar mais quente”, conta. Ele também está com a maioria, quando é indagado sobre a saúde. Assim como 84,6% dos homens e 80,4% das mulheres, considera a dele muito boa.

    No outro extremo da estatística, entre os 2,8% das mulheres que acham a própria saúde muito ruim, a babá Danielle Cristina da Silva, de 31, percebeu que deveria adotar hábitos saudáveis e, há um ano, faz caminhadas na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH. “Minha tia morreu por problemas de pressão alta. Minha família tem esse histórico e, mesmo assim, meus pais e meus sete irmãos não fazem exercício. Também sofro com pressão alta e, por isso, decidi emagrecer. Em um ano, perdi 35 quilos. Minha meta é perder mais 30”, revela Danielle.

    Integrante do Núcleo de Atividade Física da Secretaria de Estado de Saúde, a médica Conceição Moreira diz que os municípios devem incentivar a prática de exercício físico não apenas para grupos vulneráveis. “Tanto a falta de políticas públicas como a de articulação com outros setores podem ser responsáveis pelo aumento do sedentarismo. Os municípios ofertam ações que estimulam a atividade física, mas, na maioria das vezes, são voltadas para uma pequena parcela da população, como idosos, diabéticos e hipertensos. É necessário institucionalizar o exercício físico como política pública direcionada a toda a população”, defende, reforçando que estudos recentes apontam que o sedentarismo tem relação direta com o significativo aumento de doenças cardiovasculares – causa crescente de mortes.

    Fonte: Estado de Minas 8/2010

    segunda-feira, 11 de outubro de 2010

    Intradermoterapia ou mesoterapia...o que é?

    Intradermoterapia

    A intradermoterpia ou mesoterapia consiste na administração de substâncias ou enzimas abaixo da pele, em diferentes níveis, dependendo do local e da alteração a ser alcançada. O tratamento da lipodistrofia engloba gordura localizada e celulite, pois as substâncias melhorarão a perfusão local, promovendo quebra de gordura e proporcionando redução de medidas e melhora no quadro celulítico.

    Qual o princípio básico do tratamento e seus resultados?

    A intradermoterapia propõe a introdução de medicamentos na derme, camada profunda da pele, através de agulha apropriada de quatro ou seis milímetros de comprimento.
    Os medicamentos devem ser administrados em pequenas quantidades em cada ponto de aplicação, no máximos 0,2 mililitros, e espalhado em todo leito a ser tratado com vários pontos neste mesmo leito.
    É lógico que ao aplicar um medicamento perto do local afetado pela patologia, que não atinja leito sangüíneo, portanto não se espalhe por todo organismo, a ação deste tratamento será muito mais efetiva que elas vias tradicionais.
    Quando se da um medicamento pela via oral, este medicamento passa pelo tubo intestinal, atingindo a circulação venosa, passando pelo coração para daí atingir o tecido a ser tratado.

    Imagine que isto faz com que uma grande quantidade de medicação sejam administrada para uma pequena quantidade atingir o tecido a ser tratado.
    Na intradermoterapia é necessário uma quantidade muito menor de medicamento, para tratamento de tendinites usamos até vinte vezes menos de antiinflamatório por semana, evitando os efeitos colaterais esperados destes medicamentos como gastrites, entre outros.

    O princípio do tratamento baseia-se em conceitos muito conhecidos pela medicina clássica, que são três:
    1. Estimulação neuro-sensorial da puntura
    2. Estimulação imunológica local da pequena irritação local provocada
    3. Efeito farmacológico do medicamento

    Em qual situação é eficaz?

    Pode ser utilizado contra os seguinte itens:
    • Celulite
    • Gordura Localizada
    • Queda de Cabelo
    • Estrias
    Cuidado com falsas promessas! Medicamentos como o "lipostabil" não podem mais ser utilizados no Brasil e sua importação foi proibida ! Fique de olho! Se a mesoterapia propor o uso dessa substância, há grandes chances de estarem utilizando um produto falsificado!

    A mesoterapia é um procedimento médico! e não pode ser realizado por esteticistas ou fisioterapeutas! cuidado!

    Por: Dr Vinicius - responsável médico - Equipe Studio Fitness ONE e Body Clinic

    sábado, 9 de outubro de 2010

    As vantagens de se contratar um personal trainer


    O nome Personal Trainer já existe há algum tempo ligado a personalidades ricas e famosas.

    Quem já tem seu "personal", ou professor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas.

    O serviço deste Educador Físico particular veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na área da saúde, apesar de ser para algumas pessoas um trabalho direcionado apenas para aqueles compulsivos por saúde!!
    Uma mentira, e vamos saber a razão!!!

    Na atualidade, devido a maior evolução da medicina e a ampliação das redes de comunicação, as pessoas felizmente enxergam o exercício não só como um
    caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade.

    O trabalho do Personal não deve ficar limitado a ênfase na aparência, pelo contrário , ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da própria saúde física e mental. E ele terá formação e competência para fazê-lo.

    Mesmo sabendo, que praticando exercícios físicos e fazendo uso de uma dieta adequada, o exercício ainda parece algo crítico para o indivíduo.

    Ensinar o mecanismo do ganho ou perda de gordura e mudanças de hábito na vida cotidiana dos indivíduos são mais algumas das funções do Personal Training.

    Mesmo sendo avisados pelos médicos e pela mídia do perigo do excesso de peso e certos hábitos de vida e na dieta e que um bom programa de exercícios e boa alimentação podem reverter todo este processo, os consultórios parecem ainda estar abarrotados de pessoas sofrendo do mesmo mal do século, doenças desenvolvidas pela obesidade.

    Diante de um quadro caótico onde os indivíduos parecem entender mas não como fazer e ainda a insegurança de onde buscar ajuda, surge a pessoa do Personal Trainer.

    Esta função especial do Educador Físico deve ser encarada com muita seriedade.

    Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:

    a) O atendimento e acompanhamento individualizado.

    b) Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.

    c) Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.

    d) Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.

    e) Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do
    Cliente.

    f) Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.

    g) Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

    Portanto anime-se!

    Por: Wesley Pires (educador físico e responsável técnico - Equipe SF1)

    Voce sabe o que é treinamento funcional?


    O Treinamento Funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia encontramos os jogos olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma antiga entre os gladiadores.

    Na atualidade o Treinamento Funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão físca relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético.Tem como característica realizar a convergência das habilidades motoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
    O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:
    • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
    • Melhoria da postura;
    • Melhoria do equilíbrio muscular;
    • Diminuição da incidência de lesão;
    • Melhora do desempenho atlético;
    • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
    • Aumento da eficiência dos movimentos;
    • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
    • Melhora da força, coordenação motora;
    • Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
    • Melhora da lateralidade corporal;
    • Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
    • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.
    Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.

    Por: Wesley Pires (educador físico responsável técnico - Equipe SF1)

    Conheça a proposta do Studio Fitness ONE! Voce vai se surpreender!

    O surgimento do conceito Fitness One nasce da experiência de uma equipe multidisciplinar atuante há mais de 5 anos no segmento de saúde, emagrecimento, nutrição e fitness; é formada pelo Dr. Vinicius Siqueira, médico especializado em fisiologia do exercício, obesidade e emagrecimento; Dra Franceska Esteves, clínica geral; Alan Barra de Araújo, nutricionista especializado em fisiologia do exercício e em suplementação desportiva; e Wesley Pires, educador físico e personal trainer especializado em reabilitação cardiovascular.
    O sedentarismo constitui um fator comum que dificulta os clientes alcançarem seus objetivos; esses profissionais reuniram para identificar e solucionar os problemas que impedem seus clientes de adotar a prática de exercícios como um hábito em suas rotinas.
    Porque as pessoas não se associam a academias de ginástica? Segundo uma pesquisa do International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA) e uma equipe do Centro Médico da Universidade George Washington, alguns fatores constituem verdadeiras barreiras que inibem a participação em academias de ginástica:
    Intimidação - Um terço dos entrevistados indicou que eles se sentiam intimidados para praticar exercícios em academias. A maioria das pessoas que se sentem intimidadas para praticar exercícios em academias é do sexo feminino e obesa. Embora uma minoria de homens se sinta intimidada, 70% deles são obesos. A intimidação está associada a atitudes negativas sobre certas ações e a maioria das pessoas indicou que não se preocupa em comprar roupas da moda, usar equipamentos de alta tecnologia, ou se exercitar com pessoas que estão mais em forma ou que têm uma idade diferente delas, mas as mulheres mais obesas expressaram uma atitude negativa em relação à prática de exercícios junto ao sexo oposto.

    Não se divertir - Em geral, as pessoas desejam e esperam se divertir nas academias de ginástica, mas aquelas que nunca frequentaram ou não costumam ir a academias são menos propensas a achar que é divertido praticar exercícios. Um terço das pessoas acha que praticar exercícios será algo chato e essa percepção aumenta com a idade. Criar uma cultura de academias que encoraje a diversão levará os freqüentadores a ter uma atitude mais positiva para com a prática de exercícios, e isso muito provavelmente levará a um comportamento que estimule a prática de exercícios em academias.

    O sexo oposto - Quando as pessoas foram perguntadas se achavam que praticariam exercícios junto a pessoas do sexo oposto, em uma academia de ginástica, 56% disseram que sim e 32% achavam que isso seria algo bom, enquanto 55% não se importariam. A maioria dos homens considera que praticar exercícios com o sexo oposto é algo bom, enquanto que para a maioria das mulheres é indiferente. Quando as respostas das mulheres são ainda mais segmentadas pelo índice de massa corpórea (IMC), um em cada quatro mulheres mais obesas e quase um terço das mulheres obesas disse que praticar exercícios com o sexo oposto seria ruim. Uma barreira para que algumas mulheres pratiquem exercícios em academias de ginástica é praticar exercícios junto com homens.

    Falta de tempo - Embora mais de 40% dos entrevistados acreditem que praticar exercícios interferirá em suas prioridades, quando eles foram perguntados se poderiam manter seu programa de exercícios quando sua família, tarefas caseiras e trabalho demandassem mais de seu tempo, a maioria das pessoas disse que tinha alguma certeza que poderia. Em geral, as pessoas não acham que poderiam colocar a prática de exercícios como uma alta prioridade, mas quando foram perguntadas especificamente sobre essas prioridades, elas se sentiram de certo modo confiantes que poderiam manter seu programa de exercícios.

    O mesmo estudo também identificou os principais motivos por que as pessoas se associam a academias: para perder peso e para ficar em forma.

    Aliado a essas informações, cada membro da equipe idealizadora do conceito Fitness One, em pesquisa informal com seus clientes, percebeu que outros motivos também dificultam a adesão à prática de exercícios nas academias tradicionais: falta de privacidade; falta de equipamentos modernos; condições precárias de higiene; pagamento de mensalidades subutilizadas devido à falta de tempo para comparecer na academia diariamente; excesso de barulho e agitação; falta de atendimento, orientação e atenção exclusiva; desejo de aumento da eficiência; desejo de segurança e objetividade nos exercícios físicos. Perceberam que seus clientes queriam um atendimento e acompanhamento individualizado, maior atenção na supervisão e correção dos exercícios, possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios, escolha de horários compatíveis com suas disponibilidades e rotina diária.