sábado, 23 de outubro de 2010

Malhe mais! Produza mais! Os benefícios da atividade física no seu trabalho


Quem já não teve de decidir entre renovar o plano na academia ou aproveitar as horas livres para estudar um projeto da empresa ou fazer o MBA? A maioria dos brasileiros decide pela carreira quando tem esse tipo de dilema. Abandona qualquer possibilidade de manter uma atividade esportiva freqüente em nome do que considera primordial para o desenvolvimento profissional. O.k., há circunstâncias em que essa escolha faz sentido, porque sem especialização e superação do desempenho não se chega a lugar nenhum no mundo corporativo. No entanto, sabe-se que cada vez mais os altos níveis hierárquicos atribuem aos exercícios físicos uma importância notável para o sucesso pessoal. Há inúmeras pesquisas que demonstram como a atividade esportiva aumenta a produtividade no escritório. "Hoje, para ser um CEO de sucesso é preciso ser um Ironman", diz Carlos Galvão, consultor esportivo e representante no Brasil dessa que é uma das mais duras provas de triatlo do mundo.

É exagero de Galvão? Não é preciso chegar a Ironman, vá lá. Mas acompanhe os benefícios que uma atividade física pode trazer no dia-a-dia de quem trabalha oito, dez, até 12 horas num computador ou participa de reuniões e mais reuniões. Em primeiro lugar, algumas horas por semana de exercício são um santo remédio para eliminar o estresse, principal responsável pela falta de disposição. A lógica é simples. O exercício físico, principalmente o aeróbico, melhora a capacidade cardiovascular e aumenta o transporte e a absorção de oxigênio pelo organismo. "Você passa a respirar melhor e se sente mais disposto para atividades que requerem concentração", diz Luzimar Teixeira, professor-doutor da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Outro ponto importante é que, durante a prática de esportes, o organismo produz endorfina e serotonina, dois hormônios que contribuem para a sensação de prazer. O bem-estar que eles causam permanece mesmo depois do esforço físico. Quando isso ocorre é mais uma prova de que o estresse foi combatido. E para completar a lista de vantagens, nada melhor que se sentir bem no espelho, mesmo que seu estilo seja um discreto tailleur ou terninho. "Está mais do que provado que o profissional esportista mantém a auto-estima elevada e, por isso, consegue se relacionar com mais facilidade em qualquer ambiente", relata Mário Sérgio Andrade, da assessoria esportiva Run & Fun, de São Paulo.

Se você está bem com seu corpo, está bem com sua cabeça. Consegue produzir mais e melhor. Muita gente do mundo corporativo já descobriu isso, só não sabe como conciliar os exercícios com o trabalho. É o típico caso daquela executiva que dorme e trabalha de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, corre para a quadra de tênis ou para a academia porque acredita que estará aliando lazer e saúde. Não é bem assim. "A prática de esportes deve ser freqüente e sempre orientada por um especialista", diz Mário Sérgio. "Nunca comece uma atividade física sem antes testar sua freqüência cardíaca máxima e ouvir a opinião de seu médico", afirma o professor Luzimar. Aqui estão exemplos de profissionais que seguiram o caminho correto e provam que sucesso na carreira e uma vida saudável são altamente conciliáveis. E note que nenhum deles é atleta de fim de semana. Eles têm disciplina para os treinos diários e se orgulham de levar lições do esporte para o escritório.

Fonte: Revista Exame PME

* Confira nossos horários especiais para quem tem pouco tempo para se exercitiar! Desconto exclusivo para os horários entre 12:00 e 14:00hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário