O surgimento do conceito Fitness One nasce da experiência de uma equipe multidisciplinar atuante há mais de 5 anos no segmento de saúde, emagrecimento, nutrição e fitness; é formada pelo Dr. Vinicius Siqueira, médico especializado em fisiologia do exercício, obesidade e emagrecimento; Dra Franceska Esteves, clínica geral; Alan Barra de Araújo, nutricionista especializado em fisiologia do exercício e em suplementação desportiva; e Wesley Pires, educador físico e personal trainer especializado em reabilitação cardiovascular.
O sedentarismo constitui um fator comum que dificulta os clientes alcançarem seus objetivos; esses profissionais reuniram para identificar e solucionar os problemas que impedem seus clientes de adotar a prática de exercícios como um hábito em suas rotinas.
Porque as pessoas não se associam a academias de ginástica? Segundo uma pesquisa do International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA) e uma equipe do Centro Médico da Universidade George Washington, alguns fatores constituem verdadeiras barreiras que inibem a participação em academias de ginástica:
Intimidação - Um terço dos entrevistados indicou que eles se sentiam intimidados para praticar exercícios em academias. A maioria das pessoas que se sentem intimidadas para praticar exercícios em academias é do sexo feminino e obesa. Embora uma minoria de homens se sinta intimidada, 70% deles são obesos. A intimidação está associada a atitudes negativas sobre certas ações e a maioria das pessoas indicou que não se preocupa em comprar roupas da moda, usar equipamentos de alta tecnologia, ou se exercitar com pessoas que estão mais em forma ou que têm uma idade diferente delas, mas as mulheres mais obesas expressaram uma atitude negativa em relação à prática de exercícios junto ao sexo oposto.
Não se divertir - Em geral, as pessoas desejam e esperam se divertir nas academias de ginástica, mas aquelas que nunca frequentaram ou não costumam ir a academias são menos propensas a achar que é divertido praticar exercícios. Um terço das pessoas acha que praticar exercícios será algo chato e essa percepção aumenta com a idade. Criar uma cultura de academias que encoraje a diversão levará os freqüentadores a ter uma atitude mais positiva para com a prática de exercícios, e isso muito provavelmente levará a um comportamento que estimule a prática de exercícios em academias.
O sexo oposto - Quando as pessoas foram perguntadas se achavam que praticariam exercícios junto a pessoas do sexo oposto, em uma academia de ginástica, 56% disseram que sim e 32% achavam que isso seria algo bom, enquanto 55% não se importariam. A maioria dos homens considera que praticar exercícios com o sexo oposto é algo bom, enquanto que para a maioria das mulheres é indiferente. Quando as respostas das mulheres são ainda mais segmentadas pelo índice de massa corpórea (IMC), um em cada quatro mulheres mais obesas e quase um terço das mulheres obesas disse que praticar exercícios com o sexo oposto seria ruim. Uma barreira para que algumas mulheres pratiquem exercícios em academias de ginástica é praticar exercícios junto com homens.
Falta de tempo - Embora mais de 40% dos entrevistados acreditem que praticar exercícios interferirá em suas prioridades, quando eles foram perguntados se poderiam manter seu programa de exercícios quando sua família, tarefas caseiras e trabalho demandassem mais de seu tempo, a maioria das pessoas disse que tinha alguma certeza que poderia. Em geral, as pessoas não acham que poderiam colocar a prática de exercícios como uma alta prioridade, mas quando foram perguntadas especificamente sobre essas prioridades, elas se sentiram de certo modo confiantes que poderiam manter seu programa de exercícios.
O mesmo estudo também identificou os principais motivos por que as pessoas se associam a academias: para perder peso e para ficar em forma.
Aliado a essas informações, cada membro da equipe idealizadora do conceito Fitness One, em pesquisa informal com seus clientes, percebeu que outros motivos também dificultam a adesão à prática de exercícios nas academias tradicionais: falta de privacidade; falta de equipamentos modernos; condições precárias de higiene; pagamento de mensalidades subutilizadas devido à falta de tempo para comparecer na academia diariamente; excesso de barulho e agitação; falta de atendimento, orientação e atenção exclusiva; desejo de aumento da eficiência; desejo de segurança e objetividade nos exercícios físicos. Perceberam que seus clientes queriam um atendimento e acompanhamento individualizado, maior atenção na supervisão e correção dos exercícios, possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios, escolha de horários compatíveis com suas disponibilidades e rotina diária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário